quinta-feira, 4 de setembro de 2008

O QUE VALE SÃO OS 3 PONTOS!

Não vamos nos enganar. O Flamengo venceu fora de casa, fez 3 pontos e voltou ao G-4, mas o jogo de ontem foi horroroso sob o ponto de vista técnico. O Flamengo entrou em campo muito confuso no ataque e ainda mais vulnerável na defesa. A questão é que o time do Figueirense é bem pior que o nosso, e, por isso, dominamos a posse de bola e conseqüentemente, o jogo.

Mas nem tudo foi negativo na noite de ontem. Observando aquela escalação aparentemente estranha, pude fazer algumas observações importantes que precisam ser ditas para que a gente acerte o passo pra pegar o São Paulo, no jogo decisivo da próxima rodada.

Antes que falem qualquer coisa do Bruno, eu quero deixar claro aqui que ele atuou bem e não falhou no primeiro gol dos adversários. Aquele, sim, seria um chute impossível pra maioria dos goleiros pegar. Foi uma porradaça, do nada, no ângulo e ainda passou raspando o Fábio Luciano, que encobria a visão do nosso arqueiro. Não vamos começar agora a transformar o nosso antigo ídolo em Judas só porque a Globo fica botando essa pilha. Ele falhou em dois jogos e não foi humilde pra admitir. Mas se voltar a agarrar como fazia, é goleiro de seleção. A gente sabe disso!

Léo Moura também atuou bem. Teve boa participação no ataque e apoiou o meio-campo no segundo tempo. A merda é que ele ainda é muito deficiente na marcação e o Jaílton, que fazia a sua cobertura ali na zaga, não teve uma boa atuação na partida de ontem. Aliás, acho que o Aírton, que também entrou ontem, tem mostrado capacidade para fazer esse papel de terceiro zagueiro com mais qualidade do que o Jagunço. E ainda temos o Toró, que se recupera de consecutivas lesões, voltando por aí.

Luisinho também se esforçou bastante, coitado. O maluco não tem o menor cacoete com a perna canhota e isso fez com que seu rendimento não fosse tão bom. Mas quero destacar a vontade e a entrega dele na marcação e até no apoio, apesar da pouca eficiência no último passe. O espírito do baixinho mostra que o Fla voltou a ter gana pra subir e que a apatia, em tese, passou.

Na zaga, Angelim e Fábio Luciano fizeram uma partida apenas mediana. Angelim até começou muito bem, fazendo desarmes importantes e aparecendo como elemento-surpresa para abrir o placar pelo Mengão, após excelente cruzamento de Marcelinho Paraíba. Mas depois, o zagueiro acabou se empolgando, avançando demais ao ataque e desguarnecendo a retaguarda do Mengão.

No meio-campo, destaque positivo para Íbson. O Caio Jr já deve ter notado (se não sacou, tá na hora), que o nosso camisa 7 atua bem melhor quando é segundo volante. Quando o jogador tem funções defensivas, tendo que vir lá de trás, o seu futebol cai muito, pois ele prende demais a bola e acaba perdendo inúmeros lances de contra-ataque, irritando a nossa torcida. Ontem, Íbson fez uma excelente partida, com bons toques de primeira, lançamentos, roubadas de bola no campo de ataque e liberdade suficiente para se aproximar da área do Figueira. Pra mim, o cara foi um dos melhores em campo.

O destaque negativo ali no setor ficou para Éverton. O moleque, que arrebentou no Fla X Flu, parecia um pouco perdido ontem, escalado mais no ataque. Aliás, não gostei muito desta escalação que o nosso treinador fez, com 3 atacantes, mas nenhum homem de referência na área. Acho isso meio burro da parte do Caio. Porque nós abrimos dois jogadores rápidos pelas pontas - Marcelinho e Maxi - mas não temos ninguém para concluir pro gol. O que acaba gerando aquele problema crônico: o Flamengo tem mais posse de bola, mas fica rondando a área sem chutar em gol. E isso é muito irritante.

Aliás, por falar em ataque e no Maxi, ontem ele me deu muito nos nervos. Baixava a cabeça e corria com a bola pro fundo, sem objetividade. Não acertou nenhuma vez. No segundo tempo, Vandinho, que estava no estaleiro há um tempão, entrou em seu lugar e fez muito mais do que ele no jogo inteiro.

Aliás, o Vandinho é um cara que eu quero ver como titular do time. Esse maluco tem gana, tem raça e não peidou com a camisa do Fla. Acho que ele tem cheiro de gol e o Caio Jr tem que perceber isso rápido e botar o camisa 41 pra jogar.

Não posso esquecer de falar também de Kleberson. Ontem o cara teve uma atuação bem bacana como primeiro volante, posição que ele ocupava no Atlético Paranaense de 2001. O pentacampeão mostrou qualidade no passe e ainda garantiu velocidade na retomada ao ataque. Quando a zaga desarmava os alvinegros, rapidamente Kleberson partia ou construia um contra-golpe pro Mengão. E isso fez muita falta no segundo tempo, quando o jogador foi substituído.

Mas, felizmente, apesar de tantos vacilos, terminamos o jogos com um importante 3X2 que, junto com os bons resultados de ontem (derrota do Vitória e empate do São Paulo), nos garantiram a quarta posição na tabela e o retorno ao grupo dos times que vão pra Libertadores. O lance agora é calar o São Paulo e iniciar a nossa caminhada rumo à liderança da competição. Porque eu tenho certeza que o Grêmio vai tropeçar.

Vamo que vamo, Mengão!

Gil

6 comentários:

Neruso Sam disse...

Olhaí Gil
Hoje, depois de Ontem(óbvio), em que a minha torcida ficou menos evidente e o pragmatismo mais forte, fui analisar o jogo e principalmente os gols de ontem.
Dominamos o primeiro tempo depois do sufoco inicial que era esperado.
Poderíamos ter feito mais gols.
No segundo a pressão foi maior e ainda assim conseguimos segurar e marcar o terceiro gol que foi fundamental para a vitória.
Mas queria falar mesmo sobre os gols.
Foram gols de time treinado e entrosado, e olha que todos passaram por pés e cabeças dos novos contratados.
1- Lançamento maravilhoso do Paraíba no primeiro.
2- Jogada sensacional do Paraíba no Segundo Gol, que teve participação do Everton.
3- No terceiro participação direta de três reforços, Cruzamento de Sambueza, passe de cabeça de Vandinho, quase gol do Paraíba e arremate do Leo.
Isso me deixou feliz e esperançoso, acho que vamos arrebentar daqui pra frente, só precisa o tricolor do sul tropeçar um pouco.
Nota para a necessidade de treinar a marcação em frente a área para evitar esses gols que estamos tomando da intermediária.
Valeu
SRN
Nelsinho Morro/Brasília

Anônimo disse...

CONCORDO COM 100% DO QUE VC DISSE GIL. ANÁLISE MUITO FODA DO JOGO MALUCO PORQUE O TIME NÃO JOGOU BEM MAIS TEVE PONTOS BONS QUE VC PEGOU!!!!!!!!!!!!! NÃO QUER TREINA O FLAMENGO NÃO????????? HAUAHUAUAHAUHABUAHAUAHAUAHAUAHAUAHU!!!!

Gabriel Plaisant disse...

Gostei da partida de ontem. Mas quem vem me agradando mesmo é Marcelinho Paraíba. Não é um jogador excepcional, mas mostrou que entende do assunto. Otima visão de jogo, e qualidade no passe. Falta treinar um pouco mais a conclusão.

SRN
Gabriel Plaisant

Anônimo disse...

o que vale são os tres pontos, mas não devemos tapar o sol com a peneira...vencer sempre é bom, mas vou fazer alguns comentários do que ví e vejo do time do Flamengo: 1)o peruzeiro Bruno falhou de novo:2)o Léo Moura melhorou muito no jogo de Floripa e quase faz um gol de placa: 3)êsse Maxi Bianccuchi tem que sumir do Flamengo...é valente e mais nada...PODRE; 4)o Luisinho é muito esforçado, mas é pouco pra Flamengo; 5)o menino Éverton foi bem no Fla-Flu, mas ontem jogou uma bolinha bem fraquinha: 6)o Sambueza é inteligente e sabe das coisas...vão ter que arrumar um lugar pro argentino...além disso sabe lançar uma bola na área como poucos,sendo responsável quase direto por dois gols em 2 jogos...precisa ensinar Léo Moura,Juan e cia.ltda a executar jogadas de perigo contra os adversários; 7)o Paraíba está melhorando, mas precisa arriscar mais...chuta bem e tem que arriscar mais contra o gol do adversário; 8)azar a saída do Kléberson...a inteligência e a visão de jogo do PENTACAMPEÃO fizeram falta ao time no 2º tempo; 9)o Airton é bom jogador, mas com 19 anos não pode SER TÃO FROUXO na marcação; 10)se o CAIO JUNIOR souber posicionar bem a defesa a coisa vai melhorar de vez....existe muita facilidade pros caras chegarem ao nosso gol...melhorando isto e mais os caras que ainda não jogaram, acredito que vamos crescer mais ainda na competição...abraço a todos...Helder...Goiânia

Anônimo disse...

Gil,

Sinceramente achei a atuação do Flamengo razoável. Creio que seja exagero dizer que foi terrível. Mas, com relação aos seus apontamentos sobre a escalação, eu comungo de todos, excelente análise.

Realmente não acho que o Bruno falhou. Mas a pressão sobre ele está muito grande e acho que ele não tem cabeça para suportar tamanha pressão. Infelizmente, o Diego também não seria o mais indicado para substituí-lo também. Então ficamos como estamos.

SRN

Anônimo disse...

"Vamos Flamengo ! Vamos Flamengo ! Vamos ser campeão !!!!!"


O time ideal do mais querido do Brasil:

GOL Bruno
LAT Léo Moura
ZAG Fábio Luciano
ZAG Ronaldo Angelim
LAT Juan
MEI Kléberson (Aírton)
MEI Ibson
MEI Evérton
MEI Marcelinho Paraíba
ATA Vandinho (Fierro ou Sambueza)
ATA Josiel

Reservas:

GOL Diego
LAT Luizinho
ZAG Dininho
MEI Jaílton
MEI Aírton
MEI Sambueza
MEI/ATA Fierro
ATA Obina


Saudações Rubro-Negras !!