segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

ALGO PARA DISCUTIR ANTES DE 2009 ACABAR

Com a notícia liberada pela mídia de que a nova diretoria do Flamengo teria renovado a parceria com a empresa de venda de ingressos BWA, um antigo assunto, apagado pelo "efeito ditadura", acabou voltando à tona.

E como o papo é sério e fundamental para os interesses de todos, especialmente da Nação Rubro-Negra, o URUBUZADA não poderia deixar 2009 passar sem discutir.

Para quem não sabe, no jogo final do Brasileirão 2009, entre Flamengo x Grêmio, um escândalo de desvio de ingressos destinados a convidados se abateu sobre a BWA, fazendo com que altos nomes da empresa responsável pela partida fossem presos.

No entanto, rapidamente o assunto deu lugar ao título brasileiro do Flamengo e acabou por desaparecer da mídia de uma vez. É óbvio que é FUNDAMENTAL tanto comercialmente quanto particularmente que os jornais impressos e eletrônicos dêem valor ao nosso hexa. Mas um incidente como essa fraude dos ingressos não PODE nem DEVE ficar esquecido, sob muitos pontos-de-vista.

Em primeiro lugar, porque é inadmissível ver os ingressos aumentarem de preço de maneira estratosférica (quase R$ 10 por ano) e os safados dessa empresa ainda quererem ganhar mais, passando a perna na Nação Rubro-Negra ou em qualquer outra torcida.

Em segundo lugar, como bem apontaram o excelente blog NINHO DA NAÇÃO e o Eduardo Arruda, jornalista da Folha de SP, porque fica difícil crer que o clube terá um bom programa de sócio-torcedor, que garanta descontos e vantagens na compra de ingressos, se está associado e sendo patrocinado pelos mesmos "mafiosos" interessados em vendê-los no câmbio negro.

Sendo assim, coloquei aqui embaixo algumas das notícias, colunas e um e-mail indignado do meu fiel leitor Sérgio Murilo, sempre atento a essas maracutaias contra o Fla, para que cada um de vocês possa se inteirar sobre o assunto e cobrar do Flamengo, da Patrícia Amorim, da BWA e da FERJ e da mídia especializada, a investigação dos fatos e o respeito que nós, como torcedores, merecemos.


Painel FC

EDUARDO ARRUDA - painelfc.folha@uol.com.br

Pouco antes de dizer que terá patrocínio polpudo, de R$ 28 milhões, a presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, recorreu a fundo criado pela BWA e tomou R$ 5 milhões. Com esse dinheiro, somado aos outros R$ 5 milhões do C13 pela conquista do Brasileiro, o clube acertou o pagamento de salários, 13º, férias, premiação e luvas para o time. A diretoria temia que, com atrasos, pudesse haver uma debandada de jogadores do clube.

O novo aporte da BWA ao Flamengo ocorre justamente dias após o escândalo da apreensão de 8.000 ingressos para o jogo final do Brasileiro com o Grêmio, no Maracanã. Segundo a empresa, as entradas eram destinadas a convidados e continham inscrição de que não poderiam ser comercializadas.

Em reunião no dia 21 de dezembro entre a nova diretoria do Fla e a anterior com executivos da BWA, ficou acordado que a empresa segue no clube até o fim de 2013. Além de adiantamento de bilheteria, a BWA já havia emprestado outros R$ 10 milhões ao rubro-negro.

Diretores corintianos dizem ter ouvido que o contrato do Flamengo com a Hypermarcas não dará R$ 28 milhões em dinheiro ao clube, mas R$ 22 milhões.

E-mail do leitor Sérgio Murilo: Na semana que antecedeu o jogo Flamengo e Grêmio várias noticias nos jornais, nos sites, nas TVs  sobre o eterno problema nas vendas dos ingressos para o Maracanã.

Pessoas foram presas, funcionários da empresa responsável foram  algemados, delegados dando declarações etc. etc. etc. e o que aconteceu????

Não se fala uma só palavra sobre este repetitivo acontecimento, porrada de PM, bombas , cacetetes, gás de pimenta, baderna, correria , viraram fatos comuns  são  sempre as mesas imagens e depois??? Nada acontece.

Alguns números sobre esta grande armação:

1) Foi publicado pelas autoridades que entre 15% e 20%  dos ingressos são desviados para as mãos dos cambistas profissionais, pergunta rápida:

Nesta fase final do Campeonato Brasileiro e da Copa Sulamericana tivemos algo em torno de 10 jogos importantes, com público entre 60 e 70 mil pessoas.

10 jogos x 70 mil = 700 mil torcedores

Na média 15% desviados teremos  105.000 mil ingressos desviados.

Ganho médio na fraude , no repasse,  R$ 150,00 o que daria algo em torno de R$ 15.000.000,00 (Quinze milhões de reais) isto para 10 ou 12 jogos.

2) Episódio dos ingressos que pertenciam ao Grêmio e que foram colocados a venda na quarta feira antes do jogo:

Divulgado que seriam 6.000 ingressos colocados a venda.

Existiam 10 bilheterias funcionando (acredito que menos) no Maracanã, cada funcionário da empresa responsável pela venda,  sendo  eficiente e  rápido na operação,  recebendo  o dinheiro trocado, não sendo meia entrada, que necessita de conferir documentos leva em média 1 (um) minuto para atender um torcedor, senão, vejamos:

6000 ingressos em 10 bilheterias seriam 600 ingressos para cada funcionário vender ou seja 600 minutos ou  10 horas de trabalho.

As bilheterias abriram as 8.00h e as  8.40 h estavam ESGOTADOS  venderam cerca de  600 / 700 ingressos e deram como esgotados, e aí???

Vários e vários fatos poderiam ser relatados aqui , mas seria bater na mesma tecla, o importante é saber pra quem esta baderna interessa em continuar??

Minha Solução:

Venda  de ingressos só pela Internet, igual a todos os grandes espetáculos no mundo inteiro que só são vendidos pela Internet, Shows musicais para 100 / 150 mil pessoas são vendidos em 30 / 60 minutos e depois cada um com sua identificação, sua senha, seu CPF vai a um local e retira o ingresso, fácil não, transparente sem porrada, sem bomba, sem PM etc. etc. e tudo com borderô, planilha, descontos , Impostos e dinheiro diretamente na conta das partes.

Relação Patrocinador / Torcedor.

Vamos focar somente aqui no Rio de Janeiro, temos empresas fortes de grande apelo popular e divulgando suas marcas tais como:

Eletrobrás, Ale, Olimpykus, Bozzano, Unimed, BR (quer voltar), Supergasbras e outros. Estes patrocinadores e os clubes entregam os ingressos onde? Nas lojas, nos postos de combustíveis, nos shoppings, em locais públicos de fácil acesso onde estas marcas se consolidariam perante o publico como parte da organização, da facilidade, da transparência no item ingressos.

Sem dinheiro correndo com a venda através de cartões (débito ou crédito), enfim, com todas as facilidades de captação que a Internet proporciona.

Digamos que tivéssemos entre todos estes patrocinadores  15 a 20 pontos de entregas de ingressos, em Shoppings ( Quiosques )em  lojas etc. etc. seriam em média 3.000 atendimento, com a compra antecipada  durante toda a semana teremos 600 por dia, ou seja um trânsito muito pequeno para grandes ambientes, que seria feito com ordem, tranqüilidade, , proporcionando a divulgação / venda de produtos agregados.

Fechando:

Venda pela Internet, com segurança e transparência, entrega dos ingressos durante todos os dias em diversos locais espalhados pela cidade, acaba o tumulto, a roubalheira, os cambistas, a desordem,  será que isto interessa aos atuais beneficiados de toda esta desordem que existe há muitos anos na venda dos ingressos???


Polícia Civil apreende 8 mil ingressos para o jogo do Flamengo que seriam vendidos por cambistas
Plantão O Globo | Publicada em 05/12/2009 às 12h50m

Simone Candida

RIO - Durante uma operação realizada na manhã deste sábado, a Polícia Civil do Rio de Janeiro apreendeu 8 mil ingressos para o jogo de domingo, entre Flamengo e Grêmio. De acordo com o delegado Rodrigo Oliveira, os ingressos, que deveriam ser vendidos nas bilheterias, foram desviados pela empresa responsável por sua produção e comercialização e iam ser vendidos com ágio de até 500% por cambistas.

A fraude foi divulgada na manhã deste sábado pela polícia, que prendeu dez pessoas - a maioria do alto escalão da empresa - durante a operação, batizada de Gol de mão.

VAMOS ABRIR O OLHO, GALERA!

Gil

2 comentários:

AF Sturt Silva disse...

interesante ,amanha vou tentar tocar no tema no meu blog.
Um feliz 2010 rubro negro!

Anônimo disse...

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