segunda-feira, 29 de março de 2010

ALGUMAS DESPEDIDAS...



Mais uma vez tivemos um joguinho merreca, pelo torneio merreca e com pouco mais de 3 mil pessoas no "Enchenão". Um panorama melancólico para um domingo de futebol que acabou terminando com um profundo ar de tristeza (ao menos na minha opinião e de alguns camaradas rubro-negros).

Depois de segurar a barra por muito tempo, confesso que estou ficando incomodado com tudo o que vem acontecendo na Gávea nos últimos tempos, desde a conquista do Brasileirão no ano passado.

Apesar da virada no jogo de ontem e na conseqüente classificação para as finais da Taça Rio, novamente a equipe não conseguiu empolgar. Tive até a impressão de que realmente havia o interesse de entregar o jogo pro Mequinha e deixar o Bacalhau Imundo de fora.

Também não consigo mais aturar o Adriano não comemorando seus gols com a torcida, que SEMPRE o apoiou. Durante toda a semana ele sorriu nos treinos, brincou com todos, falou com alguns repórteres e fotógrafos. Mas ai chegou no jogo, fechou a cara, parou de sorrir (novamente). Afinal de contas, pra quem é que o camisa 10 do Flamengo joga? Pro clube e sua torcida ou pra essa parte da mídia que o ataca? Acho que já passou da hora do Adriano acabar com essa babaquice e se unir a galera que tanto o apoia. Quero ver a vibração e a dedicação pelo clube que ele tanto propalava quando veio.

Voltando as atenções pra partida, tenho pouco a falar e a maioria discorda com o que o Andrade tem feito. O time jogou mal, sem compromisso, sem garra e sem aplicação. Isso ai o treinador está vendo. A questão é que ele próprio, Andrade, começou colocando o time na marcação, ao invés de partir pra dentro. No segundo tempo, mexeu mal e só corrigiu quando os caras ficaram com 9.

Na primeira etapa, a zaga estava se antecipando demais e descuidou da marcação. Assim saiu o primeiro, e único, gol dos caras. Arrumamos tudo e voltamos melhor pro segundo tempo, mas ainda assim a zaga não passava segurança até a entrada de Maldonado, que acertou as coisas por alí.

David ainda não tem condições de assumir o lugar do Álvaro. É muito afoito e avança demais, falhando na cobertura. O titular é mais experiente, se posiciona melhor e ainda orienta a marcação. Por enquanto, David deverá esperar no banco.

Aliás, por falar em zaga, será que o Angelim se afundou de vez na má fase? Pergunto isso pelo seguinte: para o Tromba manter a coerência, o Magro de Aço (e não o David) era quem deveria substituir o Álvaro. Afinal, antes de ser sacado pra entrada do Fabrício, era ele o titular do setor, não é mesmo?

Por sinal, nosso treinador usou dessa coerência e critério para manter o Toró como titular e não recolocar o Maldonado. Eu discordo profundamente da decisão, pois acho o gringo MUITO SUPERIOR e julgo que os jogos do Cariocão(?) seriam ideais pra o cara se recondicionar. Mas só posso palpitar, opinar e criticar. Infelizmente não posso mudar as decisões da comissão técnica.

Para encerrar o post e justificar o porquê do título, quero falar sobre as tais despedidas que ocorreram ontem.

A primeira delas foi a despedida do armador Petkovic. Posso até me enganar (e seria surpreendente)mas Pet, que tem reunião de renovação de contrato marcada para hoje, encerrou seu ciclo na Gávea. E da pior maneira que poderia: manchado. Tudo por conta de uma malfadada entrevista que o meia deu para o LanceNet!



O incidente envolvendo Pet e o dirigente Marcos Braz, ocorrida no Fla X Flu do dia 31/01, foi marcada pelo orgulho e pelo exagero. De um lado o gringo, que era ídolo da nossa torcida, um jogador vencedor e experiente, mas que se portou como um menino mimado. O sérvio não gostou de ser substituído, saiu de campo de maneira inglória, deixou o estádio irritado e foi desaforado com quem tentou contê-lo: Marcos Braz, o outro lado da polêmica.

No mesmo dia, Marcos Braz, que deveria agir profissionalmente e punir o jogador, resolveu mostrar que quem mandava lá dentro do clube era ele. Primeiro afirmou que o jogador não atuaria mais pelo clube, decisão que não encontrou eco nas instâncias superiores. Contrariado por não poder manter a rescisão do meia, resolveu que a alternativa era forçar Petkovic a se dobrar, a se entregar, se dar por vencido. E fez de tudo pra isso. Especialmente atacar o craque na mídia.

Quando finalmente parecia que ambos se retratariam, passaram para a guerra fria, aquela dos bastidores. Marcos puniu o craque com 10 dias, mas o afastou 15. Deixou-o treinando na Gávea enquanto os demais iam pro Ninho. Pra rebater, Pet colocou a torcida contra o dirigente e assistiu a uma partida no camarote de Celso Barros, debochadamente criando uma entrelinha de que poderia acertar com o Flu a qualquer momento (como deve acertar agora).

Mas a guerra não parou por ai. O Flamengo precisou do meia em algumas partidas e ele voltou a se dedicar. Se disse feliz com o interesse do clube nele e coisa e tal. Chegou a data da primeira reunião com o empresário do jogador e Marcos Braz faltou. Isso certamente deixou Petkovic furioso e, como cartada final, o gringo concedeu uma entrevista - destilando todo o seu rancor - onde não poupou o clube, os dirigentes e nem mesmo o Andrade. Infelizmente, isso acaba respingando em nós, torcedores, que nos decepcionamos com o craque e nos vemos obrigados a interromper um caso de amor que durava anos.

A segunda despedida, pra mim não menos triste, trata do falecimento do jornalista e, porque não, poeta, Armando Nogueira. Uma pessoa e um profissional que fará muita falta ao futebol. Ainda mais nestes tempos em que Peixotos, Leitões e Cia. saem escrevendo o que querem por aí e entram num debate que invade a vida dos jogadores e aviltam quem só quer saber de futebol. Se Deus quiser (e ele há de querer), surgirão novos Armandos, que são a esperança de uma cobertura apaixonada, honesta e ética para o esporte preferido do país, o futebol.

Que descansem em paz e sejam felizes onde quer que estiverem o Armando e o Pet. Amém.

VAMO QUE VAMO, MENGÃO!

Gil

10 comentários:

Ique Muniz disse...

Baita texto, mas acompanhei tudo, Gil. Tenho alguns pontos pra abordar aqui com você e com a galera do site.

Jogo:

- Não vi inteiro, desanimei com o Carioca e me poupei de irritar a toa. Mas uma coisa eu acho: to vendo o Andrade meio parado demais, meio batido demais, é sempre o mesmo estilo, as mesmas trocas. Falta ousadia...

Pet:

- Definitivamente ele fechou o caixão com a entrevista. Mas ele foi corajoso e falou algumas verdades. Tudo bem que sua atitude não justifica, tanto ele como o Braz foram culpados dessa bagunça toda que se criou. Mas ele foi macho... Só que a corda vai arrebentar pro lado mais fraco.

Armando:

- Triste mesmo perder uma lenda como essa...


Abraços!

Flacó disse...

Sugestão para Federação e Clubes - Que o Campeão do Campeonato Carioca seja nomeado Campeão da Taça Armando Nogueira. Dessa forma poderia se decretar o fim do futevolante e o renascimento do FUTEBOL.

Anninha disse...

Gil, eu estava comentando exatamente isso do Adriano lá em casa ontem. Não vejo sentido na atitude dele de ficar com a cara fechada em campo, em não comemorar gols, pois como vc disse, a torcida sempre o apoiou e ele joga pro Flamengo, pra torcida e não pra dar resposta nenhuma pra mídia. Isso já ta ficando chato, já passou da hora de parar com essa birrinha.
Quanto ao Pet, também acho que não existe um principal culpado nessa história, só fico muito triste dele muito provavelmente sair do Flamengo nesse clima, logo após uma passagem tão boa como a conquista do Hexa. Se for pro Flor então, nem se fala. Não vai dar pra engolir.
Complementando alguns assuntos, Maldonado do jeito que está já é muito melhor que o Toró, traz menos prejuízos e alguém tem que falar pro Fabrício rifar menos a bola e dar menos piti, já ta enchendo.
SRN

Riggsy Jones! disse...

BElíssimo texto! Certíssimo!


Riggsyinthahous

Saulo Brício disse...

Meu véio, concordo em partes contigo. Não seria sensato Andrade meter o Angelim no lado direito da Zaga.
Mas qto ao resto concordo plenamente. Principalmente em relação ao Pet.
Já vai tarde! Obvrigado por tudo e seja meio-Feliz onde estiver.
Pet já deu o que tinha que dar. Criticar o Tromba foi o fim da Picada.

Saulo Brício disse...

Ah!!
e acho difícil Pet acertar com o Flu, a menos que demitam o Cuca.

Caio de Almeida disse...

Poucas vezes concordei tanto com alguém quanto concordo com você, Gil. Na maioria das vezes, o que leio no seu blog traduz perfeitamente o que estou pensando. Sobre o jogo de ontem eu gostaria de ter lido alguma linha que fosse sobre o V. Love. O atacante do amor tem se dedicado demais e por vezes calou a boca de quem o criticava. Você prometeu um post exclusivo sobre o artilheiro do amor e acho que ele realmente merece.

SRN

Ivan Pantaleão disse...

Fala Gil!

Olha, sobre o jogo vou me poupar e não falar muito, uma vez que minha paciência com este esquema pobre de 3 volantes e um roda-presa já se esgotou há muito tempo, certas coisas não encontram respaldo na racionalidade nem na realidade. E o Tromba anda errando, e muito!!

Pra mim a zaga tem que ser Álvaro e Angelim, com a cobertura sempre eficiente e discreta do monstro Maldonado; David atua pela direita, logo substitui Álvaro, enquanto Angelim atua pela esquerda...

Toró é banco. Ponto. Maldonado é titular. Ponto. Kleberson é banco. Ponto final.

Sobre o Pet. honestamente não vi NADA de mais na entrevista dele, concordo com TUDO o que ele falou, e passei esta madrugada escrevendo um post sobre este assunto; devo publicá-lo ainda hoje, se possível. Prefiro detalhar lá os meus pontos de vista. Mas, mais uma vez discordo de que este foi o canto da dona gorda (do Inglês "it aint over til the fat lady sings"), não acho que esta história esteja encerrada ainda.

E dou completa razão para ele!!

Pretendo que debatamos este assunto por lá, nossos pontos de vista, tentemos chegar a um consenso...

Aguardo todos os amigos lá no blog mais tarde!

Abração e SRN

Ivan Pantaleão
blog Aqui é Flamengo, Moleque! http://aquiehflamengo.blogspot.com/

Helder Rodrigues Bino disse...

VINÍCIUS PACHECO: "UM CRAQUE FORA DA SELEÇÃO"
Não conigo entender, nem engolir esse fanatismo e a consequente escalação do "gênio" V.Pacheco, como titular do time do Flamengo...o cara é ruim de tudo, e até foi vaiado no jogo contra o Mequinha.Vejo que este "gênio do Flamengo" está sendo usado pelo "mau-caratismo do Andrade", apenas para barrar o grande Petkovic...é a famosa "babaquice" de agradar o metralha-diretor-de-futebol do clube...acho isto muito mesquinho e completamente fora do patamar-da-inteligência...o novo "gênio do Flamengo" ficou em campo(?)quase a partida inteira, e nada fez pelo time...cometeu um monte de besteiras e foi vaiado pela "grande torcida" presente no Engenhão...ora, que se danem os adeptos do futebol(?) deste "craque da camisa 22", pois quero mesmo é não seja nem escalado...no máximo, ficar sentadinho no banco, para alguma eventualidade...para parte da imprensa brasileira que pede a convocação do Neymar e do Paulo Henrique Ganso, para a seleção do Dunga,gostaria que estes "experts" da imprensa, EXIGISSEM a convovação do Vinícius Pacheco, para nossa seleção que vai disputar a Copa do Mundo, na África do Sul...Vágner Love foi o melhor, do Flamengo seguido pelo Léo Moura, que vem melhorando seu desempenho a cada jogo do Mengão...o imperador-da-barraqueira só fez o gol de pênalty, e mais NADA...uma lástima...só não foi pior que o "gênio" Vinícius Pacheco e o "quase inútil" Juan, porque converteu o pênalty sofrido pelo Vágner Love...o que estão fazendo com o Petkovic é imundo e nojento...o gringo não merece essa safadeza promovida pelo Andrade e pelo diretor-metralha...tá na hora de barrar de vez o Toró,Kléberson, além do nossso "gênio" Vinícius Pacheco e colocar no time titular o Maldonado e o Petkovic...a mesmice do Andrade na escalação e nas mudanças do time tem acabado com minha paciencia, além do seu mau-caratismo prá proteger o seu diretor-de-futebol(?)...abraço rubro-negro, SEMPRE...Helder

Flacó disse...

É assim! Escrevo meio torcedor (paixão) e consumidor( razão profissionalismo etc )! Algo aconteceu no final de 2009, onde nos últimos jogos o PET começou a se arrastar em campo nitidamente. Inteligente, o Andrade manteve o Sérvio sempre que pode, pois seus gols olímpicos, escanteios e passes estavam dando significativa contribuição. Vide o Gol do Magro Angelim. Que aliás, tive a honra de ter um texto do Flacó publicado na Revista do HEXA do Mengão pelo Lance! Do final do ano para cá o PET deve ter retomado o seu principal inimigo a tona - seu temperamento explosivo e egocentrico que sempre lhe foi característico. Como não começou o ano arrebentando pois não fez a pré-temporada como devia, acabou perdendo espaço e com isso ficou irritado, perdendo controle do seu imperil. Com 37 anos já deveria ter aprendido que agora, faltando 1 ou 2 anos para o fim de sua carreira, deveria liderar mais e jogar menos, ouvir mais e reclamar menos, fazer uso da humildade inteligente para unir o grupo e não desagregar. Se perceber Ídolo por atitudes dentro e fora do campo e não apenas celebridade para holofotes! Enfim, está caminhando para uma bisonha despedida do Clube que lhe botou nos holofotes e de uma torcida que lhe acolhe! Quem sabe nessas próximas duas semanas ele não contrata um terapeuta, ou coach ou guru para lhe fazer refletir e amadurecer. Assim, nas próximas entrevistas poderá se omitir ao falar o nome do nefasto ex-deputado como também deveria ter afirmado e repetido que nínguem pode comparar ele ao nosso Maior Ídolo ,que ele nunca fez 1/3 do Zico fez dentro e fora dos campos pelo Flamengo e pelo Futebol. Se ele reciclar o EGO dele tem tudo para viver mais glórias pelo Flamengo do que ir parar num outro Clube!

Feliz Páscoa!

" Os cartolas pecam por ação, omissão ou comissão " por Armando Nogueira