terça-feira, 9 de março de 2010

A FARRA DOS INGRESSOS!

Vocês já tiveram a oportunidade de ler aqui no BLOG URUBUZADA alguns posts cujo tema central era a malfadada metodologia de venda de ingressos no Rio de Janeiro, capitaneada há alguns anos pela empresa BWA.

No período de eleições no Flamengo, fiz contato com TODAS as assessorias dos 3 principais candidatos à presidência do Fla (Clóvis Sahione, Patrícia Amorim e Plínio Serpa Pinto), questionando a responsabilidade do clube na bagunça que é hoje a venda de ingressos e questionando quais seriam os planos de cada um caso assumissem o maior cargo de gestão esportiva do país. Alguns de vocês devem se lembrar também quando informei que APENAS Clóvis Sahione me enviou uma resposta, que, ainda assim, foi absolutamente vazia e inconclusiva.

Pois bem. Crendo que os escândalos ocorridos em 2009 envolvendo membros do alto escalão da BWA, e sua defraudação, pudessem servir como engrenagem para a moralização na comercialização de tickets dentro do estado, fiz um protesto (enquanto todo mundo estava enebriado pelo hexa), no intuito de propagar as informações relacionadas ao caso e chamar a atenção da sociedade e de autoridades para a vergonha que estamos passando às vésperas da Copa. 

Pelo jeito, de nada adiantou, afinal, recebi no início desta semana um e-mail de um leitor assíduo e profissional da área de promoção e eventos, o Sr. Sérgio Murilo, nos contando sua infortuita tentativa de organizar e moralizar a comercialização de ingressos no Rio, junto à BWA, através da implantação de um sistema de e-commerce personalizado às necessidades deste tipo de evento esportivo. 

Apesar de ter a concordância de vários organismos, setores do poder público e até privado, Sérgio NÃO CONSEGUIU SEQUER SER ATENDIDO pela BWA mesmo após INÚMEROS CONTATOS. Para não acreditar cegamente no que fora relatado no e-mail, enviei eu mesmo um e-mail na sexta-feira passada, dia 05/03/2010, questionando a veracidade dos fatos e TAMBÉM NÃO FUI RESPONDIDO.

É óbvio e ululante que meu leitor e sua empresa poderão lucrar com isso. Por isso, quero deixar claro que meu objetivo com este post NÃO ESTÁ RELACIONADO EM APOIÁ-LO em sua empreitada comercial. Longe disso. Julgo apenas que as tentativas de tornar o acesso aos jogos de futebol em nosso estado mais dignas, viáveis e inteligentes, devam AO MENOS ser consideradas pela BWA. Porque hoje o cenário é de total desorganização, falta de informação e incentivo aos cambistas e outros oportunistas que fazem com que os torcedores passem por constrangimentos inaceitáveis.

Assim, peço que leiam a carta-aberta enviada pelo rubro-negro Sérgio e, se possível, me ajudem, repassando este post para autoridades e outros torcedores (rubro-negros ou não).

Rio de Janeiro, 26 de Fevereiro de 2010

À empresa BWA – Ingresso Fácil
Att. Sr. Bruno Balsimelli

Copiando:

Secretaria de Turismo e Esportes do Est. do Rio de Janeiro -  Dra.Márcia Lins
Secretaria de Des. Econômico, Energia, Indústria e Serviços – Dr. Julio Bueno
Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Presidência)
Confederação Brasileira de Futebol - Dr. Marco Antonio Teixeira
Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro - Dr. Rodrigo Terra
Clube de Regatas do Flamengo (Presidência)
Clube de Regatas Vasco da Gama (Presidência)
Fluminense Futebol Clube (Presidência)
Botafogo de Futebol e Regatas (Presidência)
Globo Esportes - Sr. Marcelo Campos Pinto e Sra. Márcia Cintra
Guarda Municipal da Cidade do Rio de Janeiro CET - Rio
LanceNet - Jornal Lance! - Sr. Michel Castellar e Sr. Rodrigo Ciantar
Blog Urubuzada - Sr. Fábio Gil

Prezados senhores:

Tentamos, inúmeras vezes, promover uma reunião entre a BWA e a Empresa Marka, com o objetivo de viabilizar uma parceria que implantasse um verdadeiro e-Commerce aqui no Rio de Janeiro, no que se refere a venda de ingressos para os jogos de futebol.

Desenvolvemos um projeto simples, de venda de ingressos online, tendo como pilar de tecnologia o sistema da BWA. A nossa proposta está baseada em incrementar as vendas, democratizar o acesso e dar transparência ao processo como um todo.

Após apresentarmos o projeto às personalidades envolvidas com o Futebol, como Federação de Futebol do Rio de Janeiro, CBF, Secretaria de Esportes, Ministério Público, Globo Esportes, Guarda Municipal, entre outros, não tivemos nenhuma resposta por parte da BWA, apesar de inúmeras tentativas através de e-mails, telefonemas e até de um contato pessoal ao término da entrevista coletiva no Rio de Janeiro, realizada no Ginásio Gilberto Cardoso.

Temos certeza absoluta de que uma parceria com o portal www.rioingressos.com.br, que foi desenvolvido exclusivamente para o Futebol do Rio de Janeiro, e que teria  campanhas de marketing, mídia exterior e inúmeras outras ações voltadas para a divulgação institucional desta ferramenta, beneficiaria em muito o torcedor, proporcionando-lhe, acima de tudo, respeito e conforto, mas, infelizmente, não conseguimos ultrapassar os contatos iniciais.

Cumpre ressaltar que, a implantação do e-Commerce na venda de ingressos de futebol, traria os seguintes benefícios:

1. Transparência total no processo de venda de ingressos;

2. Conforto e segurança para o torcedor;

3. Redução drástica na atuação nociva dos cambistas, com a conseqüente diminuição da    evasão de ingressos;

4. Redução do "spread" existente entre o preço do ingresso na bilheteria e o preço pago pela compra através da Internet;

5. Redução significativa dos problemas relativos à segurança;

6. Fornecimento de informações precisas, em tempo real, para: Clubes, Federação de Futebol, Imprensa, Polícia Militar e órgãos de transportes;

7. Disponibilização para a compra on line de todos os jogos já definidos em calendários fixos, ou seja, os dos Campeonatos Carioca, Brasileiro e Copa Libertadores;

8. Vendas online de apenas 3 ou 4 ingressos por CPF;

9. A publicação, via Internet, em tempo real, do total de ingressos vendidos e os disponíveis para cada partida;

10. Ter o foco no futebol do Rio de Janeiro, promovendo um grande esforço de Comunicação, como:

Mídia On-line: Grandes portais de esportes, jornais e revistas online
SEO (Otimização do site para ferramentas de busca)
Mídia Exterior em  ônibus, metrô e barcas. Outdoors
Ações junto a veículos de esportes: rádios, tvs, jornais e revistas.

A persistir a situação atual, vamos continuar com a mesmice de sempre. Uma cortina de fumaça foi lançada, com o anúncio de planos e venda de cartões, que todos sabemos que nunca irá funcionar, como não funcionou até hoje.

Não encontramos eco em nossas tentativas de diálogo com a BWA, o que é profundamente lamentável, pois a solução para todos os problemas de venda de ingressos de futebol é a venda online.

Assim sendo, damos por encerradas as nossas investidas para tentar modernizar a venda de ingressos, sabedores de que a concessão que hoje a BWA possui, torna ineficaz qualquer tentativa de aprimorar o sistema, dando-lhe transparência e modernidade.

Vamos continuar assistindo as filas, torcedores padecendo no sol e na chuva, horários de venda de ingressos no período em que todos estão trabalhando, as correrias de última hora, aglomerações, brigas, polícia agindo com truculência, gás de pimenta, cambistas etc. etc., ou seja , o cenário frustrante e patético de sempre.

É mesmo uma pena. Se déssemos transparência ao processo de venda de ingressos, poderíamos acabar com as fraudes e reduziríamos drasticamente a ação dos cambistas, podendo, até mesmo, num futuro próximo, pensar em baratear o preço dos ingressos.

Com isso, promoveríamos uma verdadeira inclusão social no futebol, e, consequentemente, teríamos muito mais público nos jogos.

Em última análise, essas medidas viriam beneficiar em muito uma enorme parcela da população que tem que optar entre sacrificar o seu orçamento doméstico e ir aos estádios torcer pelos seus times. Por outro lado, há também uma parcela significativa de torcedores que, mesmo tendo condições financeiras para pagar o preço do ingresso, se recusa terminantemente a passar pelos constrangimentos do sistema atual e acaba simplesmente deixando de frequentar os estádios.

Estamos conscientes de que, como empresa que desenvolveu com sucesso vários projetos na área do futebol, contratados que fomos, por exemplo, pela CBF e pela FIFA, sempre primando pela lisura e atuando com qualidade e profissionalismo, oferecemos nossa contribuição, que, infelizmente, não teve a acolhida que seria vital e decisiva.

Só nos resta, portanto, aguardar tristemente os próximos incidentes entre torcedores e os detentores do poder sobre a venda dos ingressos, que estão nas páginas de esportes, policiais e jurídicas há muito tempo, sem que nada seja feito para mudar esse quadro.

Atenciosamente,

Sergio Murilo P. Barros

VAMO QUE VAMO, MENGÃO!

Gil

2 comentários:

Caio de Almeida disse...

O pior é que esta empresa continua mandando e desmandando aqui no nosso estado quando o assunto é ingresso.

Dá até para perder as esperanças.

Flacó disse...

Fica nítida a sensação de um cartel imoral com conivência explícita de todos os grandes clubes do Rio de Janeiro e do Estado. Essa Empresa é apenas uma fachada para viabilizar esse cartel que não atende aos nossos interesses como Torcedores-Consumidores porque sabem que estão blindados por autoridades e políticos como também sabem que a grande maioria de Torcedores-Passionais que não cobram e não se manifestam. Um Flamengo e Vasco vazio no Maracanã, creio que seria suficiente para dar um basta nisso, pela exposição que iria causar em ambito nacional e internacional. Mas isso está longe de acontecer.
Parabéns pela iniciativa.
Abraços, Flacó
www.futigol.net
www.twitter.com/Flaco_81