sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

ANÁLISE TÁTICA - FLAMENGO X AMERICANO

Fala, Galera! Tozza na área, beleza?


Vou falar um pouco do esquema tático do Flamengo no jogo de ontem, contra o Americano, estréia do Thiago Neves com o Manto Sagrado.

Vamos lá?

O Flamengo começou com a formação que vem utilizando nos últimos jogos, apenas com a presença do Thiago Neves no lugar de Fierro, pela direita, no famoso 4-2-3-1.
O meio-campo entrou formado por Williams, como primeiro volante (mais a direita), Fernando como segundo (mais a esquerda), Renato como meia pela esquerda, Thiago Neves na mesma função, só que a direita, além de Vander, um pouco mais adiantado. No ataque, apenas Deivid.


O time parecia ficar preso na boa marcação do Americano. Thiago Neves mostrou-se claramente fora de ritmo e um pouco perdido na posição. Correu, buscou jogo e deu um chute perigoso a gol, mas parou por aí. Renato tentava ajudar Egídio, que até foi bem na frente, mas continuou pecando nos cruzamentos. Já Vander flutuou um pouco mais a frente, mas sem a mesma efetividade de outros jogos.

Com a expulsão do jogador do Americano aos 19 minutos do 1o tempo, Luxa, para tentar furar o bloqueio, optou por sacar Egídio, empurrando Renato para o lado esquerdo como ala. Colocou, então, Wanderlei para formar dupla de ataque com Deivid, mudando o esquema para um 4-2-2-2 e, em alguns momentos, um 4-2-1-3 com Thiago Neves encostando mais pela esquerda, deixando Deivid pela direita e Wanderley ao centro.


Confira a disposição de ataque do Flamengo depois da mudança para o 4-2-2-2 abaixo:


A mudança não parece ter surtido efeito, pois mesmo com um jogador a mais, o time continuava afunilando o jogo, sempre tentando jogadas pelo centro. Isso acontecia porque o Americano imprimia uma marcação quase homem-a-homem, obrigando os nossos volantes a saírem jogando no lugar dos meias, o que dificultou demais a criação de jogadas.

Williams errou muitos passes. Fernando, numa única tentativa correta de subida ao ataque, tabelou com Wanderley e, não fosse o preciosismo, teria marcado. E assim terminou o primeiro tempo, com o time muito embolado.
No segundo tempo, sem mudanças, as coisas continuaram as mesmas. O Americano se defendia com os 10 e o Flamengo atacava errado, armando jogadas com os volantes e sempre pelo meio.
Então, aos 16 minutos, Luxa sacou Thiago Neves, já cansado, e Fernando, para colocar Marquinhos e Fierro. Marquinhos posicionou-se no lado esquerdo, função de Thiago Neves, e Fierro ficou mais a direita, recuando Williams e mudando o time praticamente pra um 4-1-1-4.

Desta maneira, o Flamengo passou a pressionar mais. Renato começou a avançar nas alas. Num cruzamento de Marquinhos pelo lado esquerdo, o Flamengo levou sorte: a bola “carambolou” entre o goleiro e seus zagueiros, sobrando na linha do gol para Wanderley, com raça, marcar o 1o gol do jogo num carrinho. A vibração, que já virou marca do atacante, foi premiado mais uma vez. Vander sofreu uma falta na intermédiaria que foi batida rapidamente para Renato. Pegando a zaga desprevenida, o meia cruzou na medida para Wanderley que só cumprimentou o goleiro do Americano, fazendo 2x0 e pondo um ponto final a partida.
Depois, o time esperou o tempo passar, diminuiu o ritmo e terminou o jogo com 100% de aproveitamento no estadual. Domingo é lotar o Vazião para comermos aquela bacalhoada… :)



Destaque: Wanderley, pela raça e pelos gols.

Decepção: Léo Moura, por estar muito burocrático e subindo pouco, e Williams, por errar todos os passes que tentou.

VAMO QUE VAMO, MENGÃO!

Tozza

Nenhum comentário: